O Secretário Especial da Cultura Mario Frias e o Secretário Nacional do Audiovisual Bruno Graça Melo Côrtes, estiveram nesta quinta-feira dia 29.10, na Cinemateca Brasileira para uma visita técnica. Vale ressaltar que não é a primeira vez que o Secretário Especial vai à Cinemateca, ele lá esteve como seu primeiro compromisso oficial enquanto secretário. A visita de surpresa atestou que todos os contratos emergenciais estão ativos, operantes e funcionando a pleno vapor. 

A decisão de requisitar as chaves da Organização Social que geria a Cinemateca Brasileira veio em decorrência do término do contrato de gestão em 31 de dezembro de 2019. Segundo o Secretário, as visitas técnicas continuarão acontecendo de modo a assegurar a integral prestação dos serviços essenciais. 

Entenda o caso: 
A Cinemateca era gerida por uma Organização Social cujo contrato de gestão foi encerrado em 31 de dezembro de 2019. Com isso, a União ficou impossibilitada de enviar recursos para a manutenção da Cinemateca, situação que desencadeou, junto com a pandemia, na paralisação de seus serviços.

Sob orientação da equipe jurídica, chegaram à conclusão de que a única solução seria retomar a sua administração, para com isso realizar um novo chamamento público. A equipe da Secretaria Especial da Cultura recebeu as chaves da Cinemateca no dia 7 de agosto de 2020 e no mesmo dia iniciaram os trabalhos para reestruturação desse importante equipamento cultural. 

De imediato, foi providenciada a contratação emergencial dos serviços necessários à proteção e segurança do acervo. Foram eles: segurança, brigada de incêndio, fornecimento de energia elétrica, controle de pragas, manutenção predial e manutenção de ar condicionado.

A nova gestão da Secretaria assumiu o compromisso de trabalhar firmemente com o Ministério da Economia para viabilizar um novo chamamento. Entretanto, é imprescindível realizar um estudo de publicização, que já está em Sua fase final, para em seguida ser divulgado o Edital de Chamamento, para a nova Organização Social.

Em recente vídeo publicado nas redes sociais o Secretário Mário Frias declarou: – “A Cinemateca Brasileira se destaca no cenário da Preservação e Formação do Audiovisual, e está sob nosso cuidado e atenção. Estamos trabalhando pela sua preservação da forma correta, como deve ser, com chamamento público, probidade e ética. Em breve com o novo chamamento, a Cinemateca Brasileira estará de portas abertas ao público, e quem sabe, teremos a oportunidade de nos encontrar por seus corredores. A Cinemateca é Cultura, e Cultura é nossa prioridade!”

Miriam Rezende Gonçalves


Fonte: Cultura