É admirável como o povo gaúcho conseguiu preservar e ainda divulgar seus costumes de forma brilhantemente organizada, impedindo que a globalização sufocasse os conceitos locais. Para nós, é uma honra poder celebrar mais um aniversário da instituição, que serviu de modelo para o surgimento de um grande número de entidades semelhantes pelo Brasil afora. 

Quando falamos em Cultura, estamos nos referindo à um conjunto de hábitos, comportamentos, gastronomia, vocabulário, crenças, manifestações artísticas e intelectuais – que diferenciam um grupo de outro. O gauchesco, é hoje uma forte corrente cultural regionalista que enaltece o folclore tradicional.

O Secretário Especial da Cultura Mario Frias, parabenizou o movimento e destacou sua importância: – “Como gestor à frente da pasta da Secretaria Especial de Cultura, pretendo propagar os diferentes aspectos que representam as várias Culturas e Tradições de nosso país, através do projeto Cultura para Todos. E vocês, são parte fundamental dessa demanda. Parabéns MTG! Vocês engrandecem a cultura do Brasil!” 

Texto: Miriam Rezende Gonçalves
Foto: Divulgação (MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho)


Fonte: Cultura