Foto: Secretaria Municipal de Pains

A Secretaria Especial da Cultura acordou com a prefeitura de Pains (MG) o uso de R$ 43 mil para aquisição de mobiliário e equipamentos para o Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza. O valor é fruto de uma aplicação feita pelo município após investimento inicial de R$ 450 mil realizado pela Secretaria, na forma de convênio, para a construção do local.

“O Espaço Mais Cultura é, sem dúvida, um dos principais instrumentos para a difusão cultural em nossa cidade”, afirmou a secretária Municipal de Cultura de Pains, Marcia Cristina Rabelo Gomes. “Os usuários podem participar de diversas atividades, estimulando a atuação de grupos artísticos locais e a criação de novos talentos”, disse.

A solicitação para o uso dos recursos foi feita no início desta semana pelo prefeito, Marco Aurélio Rabelo Gomes, e o vice-prefeito do município, Geraldo de Oliveira Couto, durante reunião com o secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural, Rodrigo Junqueira. O município ainda precisa formalizar o pedido, a fim de que a utilização dos recursos seja liberada.

O Espaço Mais Cultura Alaor Vicente de Souza foi construído onde ficava um antigo matadouro de Pains. Além de espaço para exposições e sala de aula, o Centro ainda abriga a Biblioteca Pública Municipal Maria Rosa Goulart e a Secretaria de Cultura do município.

Tradição

O nome do local é uma homenagem ao capoeirista Alaor Vicente de Souza, conhecido com Alaor da Capoeira, que dedicou a vida à preservação da cultura afrodescendente em Pains. Ele foi responsável pela fundação da Associação Nosso Senhor do Bonfim, que levou a arte da capoeira para crianças, jovens e adultos do município. Alaor também ajudou a revitalizar tradições como a Congada e da Folia de Reis.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura


Fonte: Cultura