Foto: Divulgação

A Secretaria Especial da Cultura selecionou 20 obras literárias que se inscreveram no Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 anos de Independência – que será celebrada em 2022. Cada um dos vencedores receberá R$ 30 mil – totalizando R$ 600 mil em premiação. O resultado preliminar do concurso foi publicado nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União. No total, 132 livros inéditos de todo o País, com mais de 49 páginas, foram habilitados e participaram da seleção.

Uma comissão técnica formada por 12 especialistas da área e professores universitários renomados ficou com o dever de ler todas as obras e avaliá-las, de acordo com critérios como criatividade e originalidade, qualidade literária, clareza e objetividade e contribuição à cultura nacional. Além disso, uma pontuação extra era concedida aos autores que apresentassem, no momento da inscrição, uma carta de manifestação de interesse de Editora em publicar da obra. No final, cinco livros receberam nota máxima.

De acordo com o secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, o prêmio é uma demonstração do grande potencial dos autores brasileiros. “É importante e estratégico o Estado promover políticas que estimulem a produção literária de qualidade, valorizando autores nacionais, especialmente com uma temática tão relevante da nossa história. Mais livros de qualidade no mercado incentivam a formação de novos leitores”, ressaltou. Esta é a segunda edição do prêmio, que promove a literatura brasileira em todo o País.

Já o secretário nacional da Economia Criativa, Reynaldo Campanatti, reforçou que o governo federal está engajado em revelar novos talentos “Temos o compromisso de fazer ressurgir a alta cultura e revelar novos autores literários e contribuir para esse objetivo com um tema tão especial como a Independência do Brasil”, explicou.

O resultado final será publicado na próxima semana, após o período de dois dias úteis para que os candidatos possam pedir a reconsideração da avaliação. Dúvidas e informações sobre o edital poderão ser esclarecidas pelo e-mail: premioliterario200anos-2edicao@cidadania.gov.br.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura


Fonte: Cultura