O Conselho Superior de Cinema é um órgão colegiado do Governo Federal, que tem dentre as suas competências: definir a política nacional do cinema; aprovar políticas e diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria audiovisual, com vistas a promover sua autossustentabilidade; estimular a presença do conteúdo brasileiro nos diversos segmentos de mercado.
É composto por 32 Conselheiros, divididos em 16 representantes do Governo Federal (8 titulares e 8 suplentes) e 16 representantes do setor audiovisual/sociedade civil (8 titulares e 8 suplentes). O Presidente do Conselho Superior de Cinema é o Secretário Especial da Cultura, Mario Frias, sendo ele 1 dos 16 representantes do Governo Federal.
Os Conselheiros do Governo Federal são representantes de 8 Ministérios, com adequação para contribuir com as discussões sobre a formulação das políticas públicas do audiovisual.
Os Conselheiros representantes do setor audiovisual/sociedade civil são executivos e empreendedores da iniciativa privada, com amplo conhecimento e experiência em suas áreas, plenamente capacitados para contribuir em alto nível nas discussões sobre formulação de políticas públicas para o fortalecimento do setor audiovisual.
A portaria publicada nesta quinta (22) no Diário Oficial da União, divulga a relação dos 16 Conselheiros representantes do Governo Federal. Os 16 Conselheiros representantes do setor audiovisual/sociedade civil serão divulgados nas próximas semanas, pois suas nomeações estão relacionadas a um outro processo que tramita dentro do Governo Federal.
Ascom/ Secult
Fonte: Cultura