Amanda Augusta Pankararu/ClickIndígena
A cidade de São Paulo sediará a primeira edição do YBY-Festival de Música Indígena Contemporânea. O projeto, idealizado pela rádio Yandê, acontecerá entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro terá entrada gratuita.
O festival é pioneiro no país e, além da música, debaterá a cultura indígena.
Mesa de discussão “Políticas Públicas e Iniciativas pela Arte Indígena” fará a abertura das festividades e contará com a presença de representantes do governo municipal e estadual.
Organizadora do projeto, a rádio Yandê (‘nosso’ em tupi) foi criada por três comunicadores indígenas, Anapuaka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa. Os três criaram o conceito de etnomídia, estratégia para promover conteúdo plural, tendo ouvintes em mais de 80 países do mundo, principalmente da América Latina. Com 2 milhões de acessos em sua página no Facebook, conta com mais de 150 línguas indígenas, entre música e contéudo.
Os shows ficam por conta de músicos de diversos gêneros musicais, como rock, forró, rap e funk, representados por indígenas. Entre os artistas que estarão presentes no festival estão Arandu Arakuaa, Brisa Flow, Bro’s MCs, Djuena Tikuna, Edivan Fulni-Ô, Gean Ramos Pankararu, Ian Wapichana, Katu Mirim, Nory Kayapó, Oz Guarani, Oxóssi Karajá, Wakay, Wera MC, Suraras Do Tapajós e o Grupo Mãnã Runu Keneya.
Além das apresentações, debates e premiação, o festival também contará com representantes da cultura nativa na gastronomia, moda e design. Povos das cinco regiões do país trarão artesanatos, mobiliário e peças de arte visuais para exposição e venda durante o festival.
O YBY Festival acontece entre 29 de novembro e 1º de dezembro, no Unibes Cultural, Rua Oscar Freire 2.500, na capital paulista.
Confira uma das atrações do festival, a rapper Brisa Flow
*Estagiário do R7, sob supervisão de Isadora Tega
Fonte: r7 Music