Tenho Mais Discos Que Amigos
Foto: Ari Marcopoulos O músico, cantor, compositor e um dos ícones do rock alternativo, Lee Ranaldo, co-fundador da saudosa Sonic Youth, está preparando novidades para 2020.
No dia 21 de fevereiro, o artista lançará o álbum que sucede Electric Trim, de 2017, ao lado do produtor espanhol Raül Refree, que já assinou trabalhos com o próprio Ranaldo e Rosalía.
Intitulado Names of North End Women, o disco, que sairá via Mute Records, é descrito por Ranaldo como ‘o começo de uma nova parceria, uma nova configuração’. O título foi inspirado em uma vizinhança canadense, em Manitoba, onde as ruas receberam nomes de mulheres.
Sobre o processo de gravação do álbum, Ranaldo contou que foi fruto de uma mistura curiosa entre o novo e velho:
Estávamos misturando todos esses sons estranhos analógicos das fitas cassete antigas, lidando com o ‘assobio’ da fita; misturando tecnologia muito nova e tecnologia muito antiga.
Composto por 8 faixas inéditas, o novo trabalho colaborativo de Ranaldo e Refree apresenta, de fato, musicalidade plural, com diversas texturas rítmicas e experimentações. Instrumentos como marimba e vibrafone, além de samplers e uma máquina de cassetes que Ranaldo usava há 25 anos, foram incluídos para a criação de uma ambientação mais encorpada e instigante.
Para comprovar a excentricidade que vem por aí, a dupla, que sairá em turnê a partir de Abril, já liberou o videoclipe da faixa-título do álbum, “Names of North End Women”, que traz cenas do curta austríaco Outer Space, lançado em 1999 por Peter Tscherkassky.
Aviso: o vídeo apresenta conteúdo que pode causar desconforto em fotossensíveis.
Lee Ranaldo e Raül Refree – Names of North End Women