Foto: Ronaldo Caldas

Contar a história da fundação da Vila de São Vicente (SP), a primeira a ser criada no Brasil, em 1532, com a maior fidelidade aos acontecimentos históricos. Esse é o objetivo da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, que ocorre anualmente na cidade homônima. O secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, foi convidado a participar da estreia oficial do espetáculo no próximo sábado (18). O convite foi feito pelo secretário municipal de cultura, Fábio Lopez, durante reunião na capital federal.

Em 2020, a Encenação completa 38 anos. O palco, que mede aproximadamente 100 m, é montado na praia do Gonzaguinha, local em que o navegador e fundador da vila, Martim Afonso de Souza, desembarcou na costa brasileira, em 22 de janeiro de 1532. Segundo o secretário Alvim, o espetáculo é de grande importância para a cultura nacional, pois contribui para a preservação e valorização de eventos emblemáticos da história brasileira.

Para se ter uma ideia, o personagem de Martin, todos os anos, aporta na praia a bordo de uma verdadeira Caravela, para conferir maior veracidade ao espetáculo.

Devido à grandeza da montagem, a Encenação é considerada pelo Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior espetáculo em areia de praia do mundo.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura


Fonte: Cultura