Ministros, secretários e gestores de Cultura de mais de 120 países se reúnem, nesta terça-feira (19), em Paris, na França, para debater a importância das atividades culturais para a promoção de desenvolvimento sustentável e para o enfrentamento de desafios mundiais, como a promoção da paz, a geração de emprego e a transformação social e urbana. O evento é parte da 40ª Conferência-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“O Brasil não poderia deixar de participar deste que é o maior encontro de ministros da Cultura promovido pela Unesco desde 1998. Queremos fazer política pública de alto nível para a cultura e, para isso, precisamos trabalhar integrados com aqueles que querem contribuir, além de buscar novas parcerias”, afirmou o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, que participa do Fórum.

O evento será aberto pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay. Ao longo do dia, serão debatidos, em painéis, quatro temas principais: cultura e patrimônio, cultura e educação, cultura e emprego e a cultura como motor de transformação urbana e social.

Livro e leitura

Também em Paris, o secretário Roberto Alvim participa, na quarta-feira (20), da 34ª Reunião Ordinária do Conselho do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc). O evento vai abordar temas como o acesso ao livro e à leitura, formulação de políticas públicas para o setor, desenvolvimento de indústrias editoriais locais e literatura em meio digital.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.cidadania.gov.br/imprensa


Fonte: Cultura