Foto: Rafael Zart/Ministério da Cidadania

São Mateus/ES –  O município de São Mateus recebeu a 14a Estação Cidadania do País. Espaço foi inaugurado nesta segunda (28) pelo ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra

O município de São Mateus, no Espírito Santo, recebeu a 14a unidade da Estação Cidadania do País. O espaço que integra diversos serviços oferecidos à comunidade em situação de vulnerabilidade foi inaugurado, nesta segunda-feira (28), pelo ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra. O representante do governo federal reforçou que a estrutura representa uma política pública de construção da cidadania, por meio de atividades culturais, esportivas e de assistência social.

“Esse espaço, tão bem construído, com tantos recursos, diz a que veio. Ele reflete a importância das ações que aqui são desenvolvidas, expressa o nosso conceito de cidadania. É um espaço onde se podem somar as energias em prol de um objetivo comum. Nós traçamos uma política de unir a ação social, a cultura e o esporte em um mesmo espaço”, resumiu Lelo Coimbra.

Presente na inauguração, o secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura, parabenizou o empenho da Prefeitura de São Mateus e também da comunidade, que já começa a se apropriar do espaço. A ideia é que diversas atividades formativas e recreativas ocupem o lugar, oferecendo alternativas à população local.

O prefeito Daniel Santana Barbosa agradeceu o apoio do governo federal, sem o qual não teria sido possível concluir a obra. Já a secretária de Assistência Social do município, Marinalva Broedel, celebrou a união de setores fundamentais à construção da cidadania em um único lugar. O secretário municipal de Esporte,
Jasson Barbosa Barcelos Filho, indicou que a recém-inaugurada Estação Cidadania vem fortalecendo a comunidade, pois algumas atividades já começam a ser oferecidas no espaço.

Os presentes na cerimônia de inauguração assistiram a apresentações de maculelê, samba de roda e break dance. Uma roda de capoeira também formada no local ainda contou com a participação do prefeito Daniel Barbosa e do secretário de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania Paulo Nakamura, que se juntaram aos integrantes do grupo Capura Raça, encorpando a atividade.

Sobre a Estação Cidadania

A mais nova Estação Cidadania do Brasil está localizada no bairro Ayrton Senna, um dos mais vulneráveis da região. As estimativas são de que, a cada ano, cerca de 20 mil pessoas se beneficiem da infraestrutura e dos serviços oferecidos no espaço.

Atualmente, já são oferecidos algumas atividades e oficinas no espaço, como capoeira, inclusive para formação de mestres, com aulas de didática e metodologia de ensino; ginástica aeróbica, zumba, audiovisual, caratê, jiu jitsu, futsal, hip hop e grafite.

Segundo o gestor do espaço, David Santos, a praça onde está localizada a Estação Cidadania já é a mais frequentada no município, apesar de não estar localizada no centro da cidade.

David observa que, depois de iniciadas as atividades no local, os índices de violência e de consumo de drogas entre jovens diminuíram na região. “O retorno que temos é diário. Os pais falando que os filhos estão mais sociáveis em casa, com mais interesse em atividades na escola. Esse é o melhor pagamento que podemos ter”, afirmou.

Com três mil m², a unidade de São Mateus conta com pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta e pista de caminhada. A estrutura também comporta dois edifícios multiuso com Centro de Referência de Assistência Social (Cras), biblioteca com telecentro, cineteatro e auditório.

Sobre o programa

A Estação Cidadania é um espaço convergente, que integra programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência.

Além da Estação Cidadania de São Mateus (ES), também foram inauguradas, ainda este ano, unidades em Araçatuba (SP), Arujá (SP), Brumadinho (MG), Canoas (RS), Canindé (CE), Floriano (PI), Ponta Grossa (PR), Cariacica (ES), Porto Alegre (RS), Tanguá (RJ), São Vicente (SP), Teresina (PI), e São José dos Pinhais (PR).

*Por Roberta Ribeiro

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412


Fonte: Cultura