Foto: Clara Angeleas/Ministério da Cidadania

O Conselho Superior de Cinema (CSC), órgão responsável pela formulação de políticas e diretrizes para o audiovisual brasileiro, realizou, nesta quarta-feira (16), a primeira reunião desde julho de 2019, quando passou a integrar a estrutura da Casa Civil da Presidência da República. De acordo com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o encontro destinou-se à apresentação dos novos integrantes e à retomada das reuniões do Conselho.

“Os integrantes discutiram as possibilidades de pauta para as próximas reuniões. Também acertamos de o Ministério da Cidadania definir uma lista para escolha dos integrantes do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual”, informou Terra. Segundo o Ministro, o Conselho vai se reunir novamente no dia 12 de novembro.

Por parte do Ministério da Cidadania, estiveram presentes o secretário especial da Cultura, Ricardo Braga, o secretário adjunto da Cultura, José Carlos Soares Martins, e o secretário do Audiovisual, Ricardo Rihan. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a secretária de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Márcia Donner Abreu, e o presidente da Gramadotur, Edson Humberto Néspolo, responsável pelo Festival de Cinema de Gramado, além de representantes do Ministério da Fazenda e do setor audiovisual, também participaram da reunião.

Conselho Superior de Cinema

Criado em 2001, o Conselho Superior do Cinema é um órgão colegiado, cujas competências vão desde a formulação da política nacional do cinema e a aprovação de diretrizes gerais para desenvolver o audiovisual até o estímulo à presença de produções brasileiras nos diversos segmentos de mercado.

O Conselho é composto por representantes de diversos setores da indústria audiovisual nacional, por representantes da sociedade civil e por técnicos e dirigentes governamentais da Casa Civil e de diversos Ministérios, como os da Cidadania; das Relações Exteriores; da Justiça e da Fazenda, além de representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412


Fonte: Cultura