Aconteceu neste último sábado (21) em São Paulo uma das maiores celebrações do Rock clássico neste ano.

O Rockfest levou ao Allianz Parque as veteranas Scorpions, Whitesnake, Helloween, Europe e Armored Dawn para esquentar a noite fria que fazia na capital paulista. As bandas também são atração do Rock in Rio, que acontece entre os dias 27 de setembro e 6 de outubro no Rio de Janeiro.

Com abertura dos brasileiros da Armored Dawn, o festival começou já cheio, com o público majoritariamente formado por fãs de Metal uniformizados de preto. Foi com a chegada do Europe, porém, que a plateia começou a esquentar o gogó e cantar os clássicos da banda — com destaque, é claro, para ‘The Final Countdown’.

O terceiro ato da noite foi o Helloween, banda histórica que veio substituindo outra: o Megadeth, escalado tanto para o festival paulista quanto para o Rock in Rio, cancelou sua turnê completa após o vocalista Dave Mustaine ser diagnosticado com um câncer. Muito aguardado pelos fãs brasileiros, o grupo incendiou o palco do Rockfest e fez a galera cantar alto. Aliás, a maioria das camisetas vistas pelo Allianz eram justamente do Helloween.

O Whitesnake entrou no palco já grandioso, com o frontman David Coverdale fazendo caras e bocas para seu público ensandecido. Passando maior parte do tempo na ponta da passarela conectada ao palco, o cantor usou e abusou de sua performance para atiçar os fãs — e também para encobrir o fato de que sua voz já não está mais tão potente assim. Isso não foi um problema, é claro, já que a plateia cantava até mais alto que Coverdale, o deixando com um baita sorriso no rosto.

Ponto alto da apresentação da banda foi o solo de bateria de Tommy Aldridge, que em determinado momento desistiu das baquetas e tocou o instrumento com as mãos mesmo. Mais gritos, é claro.

Quem fechou a noite foi o Scorpions, que veio investido em tocar na emoção de seus fãs brasileiros. Logo na segunda música do set, a banda alemã exibiu no telão a bandeira do Brasil ‘misturada’ com imagens dos membros, tanto ao vivo quanto em estúdio. Neste momento, também, o vocalista Klaus Meine declarou toda sua admiração pelos fãs do país.

Falando em Meine, que hoje tem 71 anos, foi sua voz o grande destaque do show do Scorpions. Sustentando notas altas e com uma afinação invejável, o vocalista mostrou que soube conservar seu talento com o passar dos anos, impressionando até os fãs que os acompanham mais de perto.

Os hits da apresentação ficaram a cargo da belíssima ‘Wind of Change’, ‘Big City Nights’, ‘Still Loving You’ e ‘Rock You Like a Hurricane’, que fecharam o show.

Confira todos os setlists abaixo!

Setlist Europe no Rockfest
Walk the Earth
The Siege
Rock the Night
Scream of Anger
Prelude
Last Look at Eden
Ready or Not
War of Kings
Hole in My Pocket
Carrie
Superstitious
Cherokee
The Final Countdown
Setlist Helloween no Rockfest
I’m Alive
Dr. Stein
Eagle Fly Free
Perfect Gentleman
Ride the Sky
A Tale That Wasn’t Right
Power
How Many Tears
Future World
I Want Out
Setlist Whitesnake no Rockfest
Bad Boys
Slide It In
Love Ain’t No Stranger
Hey You (You Make Me Rock)
Slow an’ Easy
Trouble Is Your Middle Name
Guitar Duel
Shut Up & Kiss Me
Drum Solo
Is This Love
Give Me All Your Love
Here I Go Again
Still of the Night
Burn (Deep Purple cover)
Setlist Scorpions no Rockfest
Going Out With a Bang
Make It Real
The Zoo
Coast to Coast
Top of the Bill / Steamrock Fever / Speedy’s Coming / Catch Your Train
We Built This House
Send Me an Angel (acústica)
Wind of Change
Tease Me Please Me
Solo de bateria
Blackout
Big City Nights
Still Loving You
Rock You Like a Hurricane
Fonte: r7 Music