Ministro Osmar Terra recebe embaixador dos Países Baixos, Cornelis Van Rij. Foto: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

Na tarde desta sexta-feira (23), o ministro da Cidadania, Osmar Terra, reuniu-se com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Cornelis Van Rij, e, em seguida, com o embaixador da China, Yang Wanming. Em ambos os encontros, o ministro buscou aprofundar a cooperação cultural bilateral com ambos os países e multilateral, envolvendo a União Europeia e o BRICS.

Especialista no bloco europeu, o embaixador Cornelis falou para o ministro sobre os benefícios do bloco. Segundo ele, a União Europeia trouxe a riqueza, a paz, a estabilidade e a segurança para a Europa, pois criou um extenso mercado, onde não há fronteiras. No entanto, disse que as gerações mais jovens não veem este equilíbrio como fruto de uma construção árdua e que, por esta razão, é preciso trabalhar cada vez mais para manter a cooperação internacional.

Neste sentido, saudou o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, assinado no dia 28 de junho deste ano, como um grande avanço para a cooperação mundial. O ministro mencionou a possibilidade de se fazer um acordo de coprodução audiovisual entre os blocos. Um primeiro passo seria a elaboração de um acordo bilateral entre ambos os países.

Outra forma de fomentar o audiovisual vislumbrada pelas autoridades seria a coprodução de um filme sobre o período em que os holandeses estiveram no Brasil, além da elaboração de um livro sobre o tema.

Em sequência ao encontro com o representante dos Países Baixos, o ministro Terra encontrou-se com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. As autoridades falaram sobre a possibilidade de firmarem acordos de coprodução audiovisual. Além disso, o embaixador mencionou que o governo chinês tem interesse em abrir um instituto Confúcio, em parceria com a Universidade Federal de Goiás.

O embaixador ainda mencionou que 2020 será o ano do intercâmbio cultural Brasil – China, pois marca o 45º aniversário das relações diplomáticas entre ambos os países, além de ser o 70º aniversário da República Popular da China.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania


Fonte: Cultura